Desde que abri este espaço de interação, tenho recebido vários comentários sobre meus textos neste blog que criei com a intenção de debater temas gerais mas, principalmente assuntos ligados à nossa cidade, abrindo conversas com pessoas que realmente amam e se preocupam com Porto Feliz.
Neste tempo de vida do blog, recebi críticas, elogios, manifestações à favor e contra, como deve ser. Afinal, a internet é um espaço livre de bate papo com pessoas inteligentes e responsáveis por seus atos e textos. Foi assim que eu abri o blog devidamente identificado com nome e, eu mesmo, escrevo e assino os textos que publico.
De umas duas semanas para cá, tenho recebido a companhia, no blog, de uma pessoa anónima que tem me intrigado. Intrigado, não pelo que escreve, mas pelo anonimato mesmo.
Isto porque o anonimato ocorre, segundo o dicionário da língua portuguesa, “quando o autor do ato ou obra pretende deliberadamente esconder a sua identidade”.
Dai, também segundo o dicionário, “esconder a identidade” é um comportamento, que “reflete falta de coragem, medo, timidez, poltronice; fraqueza de ânimo; pusilanimidade ou ainda ânimo traiçoeiro”.
Isto é o oposto de bravura e de coragem. É algo que força a pessoa a não tentar, a não lutar por simples medo, por indecisão, por fraqueza. São pessoas que geralmente deixam de fazer algo, desistem, abandonam as coisas pela metade por pura falta de confiança em si próprio. E ai, atacam sabendo que o adversário não poderá defender-se.
Assim, deixo bem esclarecido e assinado, que não sou contra o anonimato tão somente, mas radicalmente contra o anonimato covarde. Isto porque existe o anonimato de preservação de identidade, como no caso da delação premiada,ou preservação de testemunhas, por exemplo.
De qualquer forma, a este anônimo covarde e todos os demais, anônimos ou não, sempre estarei disposto e aberto ao diálogo, quer seja pela internet ou pessoalmente, como o convite que já fiz, a este anônimo, ainda não aceito por ele ou ela, para me visitar em nosso escritório.
Está é minha questão de opinião, devidamente identificada.
Gian.