Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

ANONIMATO COVARDE






Desde que abri este espaço de interação, tenho recebido vários comentários sobre meus textos neste blog que criei com a intenção de debater temas gerais mas, principalmente assuntos ligados à nossa cidade, abrindo conversas com pessoas que realmente amam e se preocupam com Porto Feliz.


Neste tempo de vida do blog, recebi críticas, elogios, manifestações à favor e contra, como deve ser. Afinal, a internet é um espaço livre de bate papo com pessoas inteligentes e responsáveis por seus atos e textos. Foi assim que eu abri o blog devidamente identificado com nome e, eu mesmo, escrevo e assino os textos que publico.


De umas duas semanas para cá, tenho recebido a companhia, no blog, de uma pessoa anónima que tem me intrigado. Intrigado, não pelo que escreve, mas pelo anonimato mesmo.


Isto porque o anonimato ocorre, segundo o dicionário da língua portuguesa, “quando o autor do ato ou obra pretende deliberadamente esconder a sua identidade”.

Dai, também segundo o dicionário, “esconder a identidade” é um comportamento, que “reflete falta de coragem, medo, timidez, poltronice; fraqueza de ânimo; pusilanimidade ou ainda ânimo traiçoeiro”.


Isto é o oposto de bravura e de coragem. É algo que força a pessoa a não tentar, a não lutar por simples medo, por indecisão, por fraqueza. São pessoas que geralmente deixam de fazer algo, desistem, abandonam as coisas pela metade por pura falta de confiança em si próprio. E ai, atacam sabendo que o adversário não poderá defender-se.

Assim, deixo bem esclarecido e assinado, que não sou contra o anonimato tão somente, mas radicalmente contra o anonimato covarde. Isto porque existe o anonimato de preservação de identidade, como no caso da delação premiada,ou preservação de testemunhas, por exemplo.



De qualquer forma, a este anônimo covarde e todos os demais, anônimos ou não, sempre estarei disposto e aberto ao diálogo, quer seja pela internet ou pessoalmente, como o convite que já fiz, a este anônimo, ainda não aceito por ele ou ela, para me visitar em nosso escritório.





Está é minha questão de opinião, devidamente identificada.

Gian.

terça-feira, 6 de março de 2012

QUE CIDADE!!


Para ninguém achar que sou oportunista, vim a Curitiba para matricular minha filha no curso de Engenharia Ambiental da Federal do Paraná. Parabéns filha!!! Mas não poderia deixar de apreciar esta cidade que é considerada uma das mais modernas do Brasil.

A qualidade de vida do curitibano é muito boa mesmo a começar pela saúde. Não falo do sistema de saúde, mas da saúde ambiental. É impressionante como Curitiba tem parques e árvores. Até mesmo o clima - temperatura e umidade - da cidade são agradáveis.




Outro fator que me chamou a atenção é o transporte público. As linhas de ônibus são inteligentemente interligadas por tubos (nome dado por lá) e as pessoas podem percorrer os quatro cantos de Curitiba de ônibus. Isto faz com que o fluxo de carros seja menor e tenha menos trânsito nas ruas.

Descobri, lendo sobre a cidade, que Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. Segundo a revista Forbes, Curitiba também foi citada como a 3º cidade mais "esperta" do mundo, que considera esperta a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico.

Agora, penso o seguinte, se em Curitiba, pessoas de bem fizeram esta e outras transformações, isto é possível em nossa cidade também. Dai, fui atrás dos currículos dos últimos e do atual prefeitos. Descobri que são políticos preparados para administrar uma cidade. Possuem entendimento técnico de gestão municipal e por esta razão fizeram e continuam fazendo um bom trabalho.


É como tenho dito para alguns amigos, nossa cidade e porque não dizer, todas as cidades, precisam hoje de pessoas que assumam suas prefeituras sabendo o que vão fazer. Não falo da experiência de já ter feito, mas de estar preparado e modernizado para os atuais e novos desafios.

Quando falo em desafio, falo sobre a lei de responsabilidade fiscal, sobre a lei da transparência, sobre a gestão eficaz dos conselhos, sobre o cumprimento das metas constitucionais obrigatórias da folha de pagamento, saúde e educação, respeitando o orçamento do município.

Falo, na verdade, em qualidade de vida para todos. Falo em ser atendido decentemente na Santa Casa ou nos postos de saúde, falo de poder escoar a produção rural pelas estradas de terra, mesmo em tempo de chuva, de estudar em escolas bem construídas e com professores(as) motivados(as), de sair às ruas sem medo de ser assaltado e, terminando como comecei, de pegar um ônibus que te leve por toda a cidade a um custo razoável e ter mais, muito mais, áreas verdes para respirar e viver melhor.

Parabéns Curitiba!!!