Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A PALHAÇADA VIROU SHOW


Abertura da 1ª ConSocial de Porto Feliz


Aquilo que no último texto publiquei dizendo que “ConSocial não é palhaçada”, transformou-se em um "Maravilhoso show de democracia". De cara, agradeço a todos os participantes da ConSocial de Porto Feliz que tive a honra de presidir, agradeço à Prefeitura de Porto Feliz, na pessoa de uma moça que é um "trator" (digo isso com todo carinho e não de forma jocosa), a Francies. Esta menina subia, descia, ia, vinha, ajudava, decidia, sem causar nenhum tipo de desconforto a ninguém que ali estava.





Agradeço também às associações de moradores dos bairros do Jardim Vante, Bambu e Vila América, às associações Meu Cristo e Esquadrão Vida, ao Sindicato de Professores de Sorocaba e Região e à Associação Porto Melhor Cidade Feliz.

Foi uma honra presidir a ConSocial
Tenho que agradecer também aos mediadores: Bruno Quirino, Fátima Oliveira, Marisa Sousa e Claudia La Terza Baptista. Aos relatores João Luiz, Michele Franco, Victor Previtali, Francies, Dr. Eni, Júnior (da Saúde) e Cláudia Machado. Agradecimentos especiais à Gabriela Freire (Gabi), Ana Paula Merlo Nascimento (Paulinha), Vanessa Rodrigues (Van), José de Arruda e Érica Patuci da APMCF.

Sobre o desenvolvimento dos trabalhos, não tenho muito o que comentar, a não ser dizer que tudo correu na mais perfeita ordem e respeito, foram elaboradas e aprovadas 20 diretrizes que serão encaminhadas para as etapas Estadual e Nacional da Conferência.

Apuração dos Votos
Delegados eleitos






No final do evento elegemos cinco delegados, que serão representantes nas ConSociais do Estado de São Paulo e Federal, são eles: Ana Paula Merlo Nascimento, Thiago Carbonari, Claudia Machado, Anderson Marcelo Giacomeli (Saúva) e Omar Demetrios Antonio.



Auditório lotado
Para finalizar, foi servido, salada, cuzcuz e salgadinho, regado a um delicioso suco de maracujá que foi feito para acalmar os ânimos, mas somente refrescou. Tudo sobre o comando da Luciana (e sua mãe que fez o cuzcuz e deve liberar a receita para todos nós, rs).

Por fim deixo meus agradecimentos ao Comandante da Guarda Municipal Neto que cuidou brilhantemente de nossa segurança junto com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Porto Feliz. 

sábado, 11 de fevereiro de 2012

CONSOCIAL não é palhaçada!!!







Amigos, não pensem que este é um comercial da Perdigão, mas eu preciso abrir meu coração. Alugmas organizações não governamentais de Porto Feliz, sob a gestão da Associação Porto Melhor Cidade Feliz (www.portomelhorcidadefeliz.com.br), que tenho a honra de presidir, estão preparando para o dia 25 de fevereiro de 2012, das 8 às 17 horas a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL) na Rua Constantino Guarini, 150, Centro (informações (15)3261-1398 ou contato@portomelhorcidadefeliz.com.br).


Tomamos a inicativa de realizar esta conferência pois a municipalidade (prefeitura de Porto Feliz) não o fez até a data limite de 31 de dezembro de 2011. Pois bem, para minha surpresa, descobri ontem que a prefeitura irá realizar a mesma conferência no mesmo dia e mesmo horário em outro local da cidade.

Como nós da associação convidamos o Sr. Prefeito e demais autoridades para participar de nossa (legítima) conferência e eles não aceitaram, assim como não aceitaram ceder um espaço público para tal realização, não compreendo porque cargas d'água agora vem a municipalidade e realiza uma conferência igual?

Até ai, caro amigo, realizar mesma conferência, tudo bem, palmas para a democracia e transparência, mas, porque realizar na mesma data e horário? Parece "briga de comadre"!!!

SERIEDADE é o que se  espera de qualquer administração.

Para encerrar. Vamos em frente e faremos nosso trabalho. Continuo convidando o Sr. Prefeito e demais autoriadades para participar de nossa (legítima) conferência.

Agora, já que estamos em ano eleitoral, mão na consciência e deixemos de eleger pessoas que demonstram pouca seriadade com o social e com a administração pública (seu dinheiro), porque nossa cidade precisa de mudança JÁ!!



Estar preparado



Nossa cidade pode ser pequena aos olhos de quem vê de fora, ou da capital, porém a cada minuto acontece uma coisa nova. Convivendo com todo mundo pelas ruas vejo que Porto Feliz não para, assim como os portofelicenses!

Sempre que algo polêmico acontece por aqui, todos manifestam sua opinião e contribuem para um debate social muito rico.
Muitos desses debates acontecem via internet, mas especificamente, via redes sociais da qual eu faço parte também, e tenho oportunidade de acompanhar.

O acontecimento mais recente é uma enquete que rola perguntando qual é o candidato da oposição mais preparado para administrar a cidade. Em ano de eleição esta é uma pergunta mais do que plausível. Mas antes de entrar no mérito da questão, vou mais além, e pergunto “O que é Estar Preparado?”.

Estar preparado é correr rapidamente e insistentemente em busca do seu objetivo? Estar preparado é já ter administrado algum órgão público? Estar preparado é ser simpático?
Bom, ao pensar nisso, apenas uma frase me vem à mente que é de Elson Otake um maratonista: “Não adianta correr se você não sabe para onde está indo”.

“Não adianta correr se você não sabe para onde está indo”
Fazendo essa grosseira comparação, se preparar para administrar uma cidade é como se preparar para correr uma maratona. São anos de treino, dias e dias de estudo do caminho a ser percorrido, disciplina, domínio próprio. Estar preparado é estabelecer uma meta, um objetivo sólido, e se preparar para alcançá-lo.

Muitas vezes o meu temor com relação à política de oposição da nossa cidade é a falta de planejamento. O objetivo da oposição não pode ser apenas “derrubar a situação”, por que quando isso acontecer, com que estrutura irá governar? Há algum plano além da vitória? Há um plano efetivo para a gestão da cidade ou apenas algumas promessas muito bonitas e convidativas que servem apenas de maquiagem para uma motivação exclusivamente político-partidária?

Estar preparado, na minha opinião, é estudar a cidade, buscar conhecer a sua população e suas necessidades, saber que a população anseia por algo novo, algo concreto.

Sabe amigo, quando comecei a trabalhar na área do direito, resolvi acompanhar a carreira de meu pai que à mais de 40 anos trabalha para prefeitos e presidentes de câmaras municipais, então me especializei em Direito Constitucional, pois a Constituição, além de ser a base jurídica de nossa nação, norteia a administração pública municipal à partir do artigo 37.

Como a administração pública envolve planejamento, como já comentei antes, fiz também uma especialização em Gestão de Projetos Sociais e, por fim, para ajudar ainda mais as administrações e principalmente a minha cidade realizei uma pós graduação em Gestão de Cidades, que ensina a administrar uma cidade.

Desculpem os demais que constam da enquete e você que lê este texto, mas no meu entender, estas explicações são o “preparo” que comentei.

Esta é minha opinião e espero ouvir a sua também, seja ela qual for.