Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Estar preparado



Nossa cidade pode ser pequena aos olhos de quem vê de fora, ou da capital, porém a cada minuto acontece uma coisa nova. Convivendo com todo mundo pelas ruas vejo que Porto Feliz não para, assim como os portofelicenses!

Sempre que algo polêmico acontece por aqui, todos manifestam sua opinião e contribuem para um debate social muito rico.
Muitos desses debates acontecem via internet, mas especificamente, via redes sociais da qual eu faço parte também, e tenho oportunidade de acompanhar.

O acontecimento mais recente é uma enquete que rola perguntando qual é o candidato da oposição mais preparado para administrar a cidade. Em ano de eleição esta é uma pergunta mais do que plausível. Mas antes de entrar no mérito da questão, vou mais além, e pergunto “O que é Estar Preparado?”.

Estar preparado é correr rapidamente e insistentemente em busca do seu objetivo? Estar preparado é já ter administrado algum órgão público? Estar preparado é ser simpático?
Bom, ao pensar nisso, apenas uma frase me vem à mente que é de Elson Otake um maratonista: “Não adianta correr se você não sabe para onde está indo”.

“Não adianta correr se você não sabe para onde está indo”
Fazendo essa grosseira comparação, se preparar para administrar uma cidade é como se preparar para correr uma maratona. São anos de treino, dias e dias de estudo do caminho a ser percorrido, disciplina, domínio próprio. Estar preparado é estabelecer uma meta, um objetivo sólido, e se preparar para alcançá-lo.

Muitas vezes o meu temor com relação à política de oposição da nossa cidade é a falta de planejamento. O objetivo da oposição não pode ser apenas “derrubar a situação”, por que quando isso acontecer, com que estrutura irá governar? Há algum plano além da vitória? Há um plano efetivo para a gestão da cidade ou apenas algumas promessas muito bonitas e convidativas que servem apenas de maquiagem para uma motivação exclusivamente político-partidária?

Estar preparado, na minha opinião, é estudar a cidade, buscar conhecer a sua população e suas necessidades, saber que a população anseia por algo novo, algo concreto.

Sabe amigo, quando comecei a trabalhar na área do direito, resolvi acompanhar a carreira de meu pai que à mais de 40 anos trabalha para prefeitos e presidentes de câmaras municipais, então me especializei em Direito Constitucional, pois a Constituição, além de ser a base jurídica de nossa nação, norteia a administração pública municipal à partir do artigo 37.

Como a administração pública envolve planejamento, como já comentei antes, fiz também uma especialização em Gestão de Projetos Sociais e, por fim, para ajudar ainda mais as administrações e principalmente a minha cidade realizei uma pós graduação em Gestão de Cidades, que ensina a administrar uma cidade.

Desculpem os demais que constam da enquete e você que lê este texto, mas no meu entender, estas explicações são o “preparo” que comentei.

Esta é minha opinião e espero ouvir a sua também, seja ela qual for.
  

2 comentários:

  1. Isso mesmo Gian!

    é muito blábláblá e pouca ação!

    Está mais do que na hora de alguém novo, de ânimo novo, sem esse monte de mentiras e despreparo que vemos por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para discutir seriamente questões de nosso cotidiano. Contudo, considerando o fato de que passou a ser utilizado para, de forma anônima e inescrupulosa, manifestar agressões verbais e difamatórias, restringi a participação com base no inciso IV do artigo 5 da Constituição Federal, que estabelece ser "livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" Boa leitura. Gian.