Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Uma estratégia vencedora - Dave Branon

Durante meus dias de técnico de basquetebol numa escola de Ensino Médio, cometi um enorme engano. Enviei alguns de meus jogadores para espiarem uma equipe adversária. Eles retornaram com o seguinte relatório: Podemos derrotá-los facilmente. Hiperconfiantes, perdemos para aquela equipe. Isso lhe soa familiar? A mim, faz lembrar a situação em Ai, quando Josué enviou seus espias, que julgaram equivocadamente a força do adversário.
Mas, outras coisas levaram à derrota em Ai além da má espia. Israel perdeu a batalha e 36 soldados por vários motivos que, penso, podem ensinar-nos.
Pouco antes da derrota em Ai, Josué conduziu seu exército com sucesso contra Jericó porque conhecia o plano de Deus para o ataque. Mas, não há menção de Josué consultando Deus antes de Ai. Antes da batalha de Jericó, os homens se consagraram a Deus (Josué 5:2-8). Antes de Ai, nada é dito sobre os homens de Josué se preparando espiritualmente. O pecado no acampamento é o motivo dado pela Bíblia para a derrota dos israelitas. Acã roubara do despojo de Jericó (Josué 7:1). Eles não foram capazes de derrotar Ai até o pecado ser confessado e o povo se consagrar (7:16-26). Então, Deus lhes deu um plano para a vitória (8:1-7).

Uma estratégia vencedora para nossas batalhas diárias: confessar nosso pecado e viver no poder que Deus proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para discutir seriamente questões de nosso cotidiano. Contudo, considerando o fato de que passou a ser utilizado para, de forma anônima e inescrupulosa, manifestar agressões verbais e difamatórias, restringi a participação com base no inciso IV do artigo 5 da Constituição Federal, que estabelece ser "livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" Boa leitura. Gian.