Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

Acabou-se o que era doce..

Amigo leitor, hoje vou falar especialmente sobre nosso programa de rádio em Porto Feliz. Como você já sabe, temos um programa na rádio FM 105,9 chamado Programa “Questão de Opinião” que vai ao ar ao meio dia, de segunda a sexta tanto pela rádio, quanto on line pelo site www.programaquestaodeopiniao.com.br.


Estamos no ar desde o dia 28 de março de 2011 e já estamos próximos de 100 entrevistas. Como disse no texto de inauguração deste blog, nosso programa de rádio entrevista pessoas e trata dos problemas da cidade de Porto Feliz, cidade onde moro. Nossa intenção sempre foi a de ajudar a que todos tenhamos uma melhor qualidade de vida em nossa cidade.

O que é o doce?

Ao longo de 10 meses, encontrei e reencontrei pessoas maravilhosas, que contam sua história de vida  e fatos engraçados, emocionantes, inspiradores, motivadores e esclarecedores. É uma sensação muito boa, doce mesmo, de ver a nossa cidade ser narrada átravés do nosso programa. Passaram pelo nosso estúdio, desde Prefeitos (o de Porto Feliz inclusive) e Deputados Federais e Estaduais, até pessoas que jamais imaginariam que um dia teriam a oportunidade de falar em um microfone.

Aliás, eu mesmo nem imaginaria que um dia iria falar em um microfone de rádio e me emociono ao ver que a trajetória que trilhamos está chegando ao fim, ou a uma pausa como eu e minha equipe acreditamos.

Mas daí a pergunta, por que “acabou-se”?

Não estou falando tudo isso para exaltar o programa, mas para registrar que o PROGRAMA QUESTÃO DE OPINIÃO, A LIBERDADE DA COMUNICAÇÃO NO SEU RÁDIO ESTÁ COM SEUS DIAS CONTADOS!!
Isso mesmo, fomos obrigados a encerrar nosso programa no dia 30 de novembro, próxima quarta-feira. A diretoria da rádio pediu para não mais transmitirmos o Programa Questão de Opinião caso eu insista em permanecer como o apresentador. A situação é pessoal mesmo.

Nas palavras dos Srs. Levi Rodrigues (Novolar) e Ronaldo Castilho, foi nos dito que “o seu programa é ótimo, de muita qualidade, aumentou a audiência da rádio, mas somente pode continuar se o Gian não participar mais”. O Gian sou eu, é, eu mesmo, o programa pode seguir se eu descer do barco!
Você com certeza deve estar se perguntando, mas porque?

Bem, eu sei o porquê, mas não acho correto expor para você amigo leitor. Prefiro manter a honestidade de aguardar o dia 30 de novembro, meio dia, em que os dois diretores estarão comigo, ao vivo na rádio, explicando os motivo do término do programa. Aliás, é bom que fique claro também, que o programa se encerrará nesta rádio, pois nossa equipe decidiu não mais continuar com o programa, mesmo que mudasse o apresentador, o que, aliás, de público eu agradeço.

Por fim, quero fazer dois pedidos. Caso você tenha se sensiblilizado (alegre ou triste) com o fim do Programa Questão de Opinião, manifeste-se, a favor ou contra o encerramento da LIBERDADE DA COMUNICAÇÃO NO SEU RÁDIO.Para toda nossa equipe é importante sabermos sua opinião sobre este fato.

O segundo pedido é que você nós ouça no dia 30 DE NOVEMBRO, MEIO DIA, e, se possível ligue para a rádio (15) 3261-5432 ou nos escreva pelo site do Programa Questão de Opinião clicando no link “fale conosco”, para participar ao vivo do último programa e fazer a pergunta que desejar para os Srs. Levi Rodrigues (Novolar) e Ronaldo Castilho, diretores da rádio.

Nós continuaremos, através dos canais de comunicação que pudermos, a desenvolver nosso trabalho de nos manifestarmos para fazer de Porto Feliz uma cidade com melhor qualidade de vida!



Abaixo eu vou publicar algumas fotos das entrevistas que fizemos ao longo destes 10 meses, selecionei poucas dentre tantas por falta de espaço nessa página, mas agradeço a todos os que participaram com prontidão do quadro "Conversa Franca".


Entrevistei nosso Prefeito, professor Cláudio Maffei

Recentemente entrevistei Fábio Batista, falamos a importância do serviço público prestado pelas ondas do rádio 

Uma entrevista muito emocionante com o meu pai Dr. Sérgio Baptista, falamos sobre Porto Feliz de ontem, hoje e do futuro.

Falando sobre política, esta entrevista com o Prefeito de Salto José Geraldo Garcia

Uma conversa muito bacana com o José Roberto Ercolin

Uma entrevista muito aguardada foi a com o Renato Amary
Acesse: www.programaquestaodeopinao.com.br , ouça as entrevistas que já se passaram, as mais ouvidas e acompanhe a história de nossa cidade, contada pelos cidadãos, que são os que mais conhecem o cotidiano de nossa amada Porto Feliz.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Direito de Mudar?


Caro amigo leitor, sei que muitos devem se perguntar o porquê da escolha deste nome para o meu blog: “DIREITO DE MUDAR”. Então nada mais do que justo que eu justifique já no inicio de minhas postagens.

Eu, assim como muitos que me lêem neste momento, acredito que a vida é uma constante. Constantes são os desafios, e a vontade de SUPERÁ-LOS. Mais constantes ainda são nossas lutas diárias, mas igualmente presentes em nossa vida estão a FORÇA E A CORAGEM para enfrentá-las e, com a graça de DEUS, vencê-las.

Sendo assim, a cada dia uma nova chance nos é dada para elaborar novas maneiras de superar nossos desafios. Porém, existe uma triste realidade, aquela das pessoas que não lutam por mudanças, assistem de longe SUA VIDA PASSAR, porém acredito que todos temos o direito de lutar por mudanças.

TEMOS O DIREITO DE LUTAR por nossa qualidade de vida, temos o DIREITO de não nos conformarmos com o as propostas que nos não apresentadas. Claro que escolhi esta palavra “Direito” em especial por conta da minha formação e carreira profissional.

Escolhi a mudança, a transformação, a melhora para mim e para a nossa cidade e quero convidar a todos que me lêem a fazer esta escolha também. Mudar não é fácil, no começo é complicado, afinal, nós temos MEDO DO DESCONHECIDO.

Temos que arriscar para ter a chance de saber se o que nos espera é algo maravilhoso, que irá melhorar nossas vidas para sempre? É isso, não consigo ficar parado, e tento sempre pensar em maneiras novas de viver e pensar, ficar preso aos velhos hábitos nos impede de ver um novo horizonte que se apresenta, mas isso é a minha QUESTÃO DE OPINIÃO.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Gente coisa é outra fina

Lembra desta frase? Para brincarmos com alguém que é realmente “gente fina” usamos o bordão que dá título a este pequeno texto. Olha, este é boa gente e outro arremata, é ... “gente coisa é outra fina”.

Na correção temos, obviamente: GENTE FINA É OUTRA COISA!!
Já passei por muitas situações na vida; públicas e privadas, externas e internas, políticas e apolíticas. Nas que são políticas vi, e não foi pouco, muitas pessoas com (ai vai outra frase) “o rei na barriga”, a ponto de alguém dizer: - Alguns pensam que são deus, mas este tem certeza.

Olha, o cidadão pode ser apenas um comerciante que se torna vereador, e pronto, engole o rei e fica “se achando”. Ou outro que de médico, professor ou advogado, “vira” prefeito e já se sente o “xerife” da cidade (crê que pode mandar prender e mandar soltar). Ninguém “vira” político, administrar uma cidade não tolera amadorismo, e requer muito mais interesse no que é público do que no particular.
E na medida em que o cargo vai subindo a pessoa vai se achando mais ainda.
Mas ontem, pela primeira vez, tive a oportunidade de conversar com o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Olha, GENTE COISA É OUTRA FINA mesmo!

Que simpatia, que atenção. Eu vi (com estes olhos que a terra há de comer – outra frase para não perder o costume), até mesmo o Governador se agachar ao lado de uma moça para facilitar o enquadramento da foto no pequeno celular da amiga dela. Que D+!!

Sobre nossa conversa, comentei minha preocupação com nossa cidade e a qualidade de vida de todos nós, moradores de Porto Feliz. Neste momento, ele parou, me deu um abraço é disse sorridente: “Gian, pode contar comigo para ajudar a melhorar a qualidade de vida do povo de Porto Feliz”. Sabe, sem demagogia, sem enrolação, assim, Geraldo Alckmin por Geraldo Alckmin, mesmo.




Governador, fiquei feliz e conhecê-lo e poder conversar contigo, obrigado. Mais que uma conversa, uma aula, uma lição de (qualidade) de vida.

Isto vai além de uma QUESTÃO DE OPINIÃO, isto é constatação.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Reunião com a AMOJAVE

No último sábado, dia 12 de novembro, a Associação dos Moradores do Jardim Vante e Adjacências - AMOJAVE pude me reunir com os moradores dos bairros Jardim Vante, Porto City, Vista Alegre, Altos do Jequitibá, Bairro da Ponte e Recanto das Monções na E.E. Ester Maurino.
A reunião foi aberta pelo Presidente da AMOJAVE, Claudinei Camargo que deu as boas vindas a todos e contou um pouco da tragetória da Associação, acompanho de perto as recentes conquistas da AMOJAVE e fiquei muito contente ao ouvir as palavras do meu amigo Nei, que disse: “Demoramos dois anos para legalizar a AMOJAVE e agora já temos uma sede própria, o projeto do imóvel e a promessa de recebermos o material para construção de nosso barracão do Prefeito Municipal, portanto, queremos saber quais são os problemas dos bairros conversando diretamente com os moradores para melhorar a qualidade de vida de nossa região”.
Durante reunião os moradores apontaram tudo o que está bom no bairro, e o que precisa melhor segundo eles. Acredito que assim, sabendo o "nome dos bois", vamos ajudar a identificar as questões prioritárias dos bairros e também mostrar o que está caminhando bem na região.
Assim como disse aos amigos e moradores que estavam ali naquele momento, novamente afirmo, que estou aqui na companhia do Presidente da AMOJAVE para ajudar no que for preciso na parte jurídica da associação e quero lutar, junto com vocês pela melhoria destes bairros, contem comigo!

A partir das respostas recebidas sobre a situação do bairro, a Associação dos Moradores irá propor projetos que atendam as necessidades da população e melhorem a qualidade de vida destes moradores.

Lutar pelo próximo, isso é a minha QUESTÃO DE OPINIÃO!


Nossa reunião foi muito proveitosa, esperamos conquistar tudo o que foi  apontado  pelos moradores

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A casa caiu, mano!

Este termo é muito comum nas comunidades e, dizem alguns, que nasceu nas cadeias. Parece coisa de bandido mesmo, apesar de eu já ter ouvido na boca de polícia.

Bandido ou mocinho, polícia ou ladrão, a questão é que se algo não for feito, realmente a casa vai cair e, se cair, não adianta ficar procurando o culpado (ou pobre inocente), o que não pode é deixar a casa cair, caso contrário, vai sim virar caso de polícia ou Ministério Público.

Escrevo como cidadão, apesar de ter visto e fotografado como advogado. Estou falando de uma visita que fiz junto com o Presidente da Associação de Moradores do Jardim Vante e Adjacências - AMOJAVE (adjacências são todos os bairros que estão em volta do Vante) ao bairro recém criado e batizado com nome chique de “Altos do Jequitibá”.

Antes de relatar a visita, vale a pena falar do nome do bairro. O que este nome lhe parece? A mim, lembra um condomínio horizontal, totalmente cercado, com um maravilhosa portaria, vigiada 24 horas, com as melhores e mais bonitas casas dentro e repleto de Jequitibas, não é mesmo?

Ai vem os fatos, ai vem a visita!
Como dizia, fomos eu (Gian, advogado da Amojave) e Claudinei de Camargo (Nei da Pedra, Presidente da AMOJAVE) entre outros amigos, visitar o bairro já citado, para conhecer e registrar a situação das moradias entregues ao pessoal, vítima das enchentes do Bairro Soamim.

São famílias que de repente se viram “dentro d’água” e foram removidas para um espaço público e depois (bem depois...) para estas casas que fomos visitar.

Amigo leitor, as casas estão em sua maioria todas rachadas e “talvez” (talvez, porque sou um cidadão e não um engenheiro) corram risco de cair.

Veja as fotos abaixo, parece uma loucura permitir que pessoas morem em casas, recém construídas, que já estão deste jeito:






  
Volto a perguntar, é um caso para a Prefeitura ver, para a empreiteira cuidar ou de polícia mesmo? É coisa de bandido ou de mocinho bom? Só sei que se a casa cair, mano, vai fechar o tempo lá no bairro e nas adjacências.
É como tenho dito no programa de rádio www.programaquestaodeopiniao.com.br, será que vai ser preciso morrer alguém dentro de uma carro ou ambulância que esteja preso no trânsito da ponte de acesso ao Jardim Vante para duplicarem a ponte?

Será que vai ter que morrer alguém dentro da UTI móvel para termos uma UTI “imóvel” em Porto Feliz?

Será que vai precisar morrer (mais um) na Rodovia Marechal Rondom para termos uma passarela perto da Stemman?

Será que vai ter que morrer mais um para cuidarem dos retornos na marginal?

Será que alguém vai ter que morrer de dengue para recolherem os lixos em nossa cidade?

E por fim, será que vai ter que cair uma casa do bairro de nome chique, sem cerca, sem portaria e sem casas bonitas - não que precisassem ser bonitas, mas pelo menos seguras para darem um jeito lá?

São perguntas, até aqui sem respostas. Perguntas que retratam apenas uma QUESTÃO DE OPINIÃO!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A coisa fedeu!!

Amigo Leitor, a coisa fedeu!!


É verdade, tenho andando muito por nossa cidade, principalmente à pé, mas não por brincadeira ou “demagogia política” como alguns podem pensar, mas principalmente por uma questão de saúde e também porque está cada vez mais difícil estacionar no centro da cidade.

Pois bem, andando pela cidade tenho notado uma diferença no cheiro da cidade. Outro dia mesmo, estava andando pela Rua Cardoso Pimentel quando senti um cheiro horroroso de animal morto. Por coincidência o cheiro estava próximo à casa de uma família conhecida e chamei um membro da família para saber o que estava acontecendo. Disse-me, minha amiga que um bicho estava morto dentro de uma caçamba ali ao nosso lado e que ela já havia ligado para todos os lugares possíveis (Prefeitura Municipal, Zoonoses, Bombeiros e Garagem Municipal) e lugares impossíveis ou impensáveis (Polícias Militar e Civil e Guarda Civil Municipal) sem nenhuma solução.

Como disse, a coisa fedeu. Lembrei-me do filme recém lançado “Os Pinguins do Papai” em que o ator Jim Carey ganha de herança seis pinguins e não sabendo o que fazer ligou para vários setores da Administração Pública e cada um que ia visitá-lo dizia que o problema era de outro setor da Prefeitura de Nova Iorque. Lembro-me bem que um chegou e falou, por exemplo: “olha, só cuido de felinos”, ai vinha outro e dizia, “só cuido de aves que voam” e por ai a coisa caminhava.

Voltando à nossa realidade, o bicho está lá, MORTO e ninguém quis mexer no bicho.
Aliás, o mais interessante foi a ligação para a Guarda Civil Municipal em que o atendente foi taxativo em dizer: “Já estou de saco cheio de atender este telefone e você vem reclamar de um bicho morto, haja paciência”.
Paciência é o que tivemos que ter para aguentar o cheiro meus amigos.
Agora a caçamba certamente será retirada um dia, espero..., mas, que tal a administração pensar em cuidar deste tipo de ação?
Ademais, falando sobre este tema, quero deixar um registro aqui neste texto, por favor, aumentem o número de varredores(as) em nossa cidade. 

Tem ficado muito lixo e bicho no caminho.
Isto é apenas uma QUESTÃO DE OPINIÃO!!  

Tape



Amigo Leitor, hoje quero escrever sobre algo muito caro para mim, não no sentido de dinheiro, mas no de apreço. Quase toda sexta feira era dia de TAPE no Clube Recreativo Familiar de Porto Feliz. Quem lembra? Era demais! Funcionava assim, um big gravador de rolo ficava tocando musicas "pop" a noite toda e o pessoal podia ficar no bar do clube ou na pista de dança curtindo o som sem muito aperto, pois nos bailes a coisa ficava bem mais apertada. Mas, a maior atração, pelo menos para mim aos vinte e poucos anos, era ficar  na sacada do clube de olho na praça. Era realmente interessante, em alguns momentos tinha mais gente na sacada (no muro) do clube olhando para fora do que nas demais dependências do clube.


Vamos às musicas: Bee Gees, Earth wind and fire, Donna Summer, Lionel Richie, e mais um montão de cantores e cantoras que nos fazia mexer o esqueleto.

Tempos bons de juventude, parecia que tudo ia dar certo sempre. Mas creio que os tempos de hoje também são bons e tem tudo para dar certo como antes, somente a forma de diversão mudou, a gente passa a gostar de outras coisas (mantendo as músicas) e o nosso saudoso recreativo não existe mais.

É bom que se diga que vivi momentos bem legais no Porto Feliz Tênis  Clube também, mas, sei lá, o Clube Recreativo Familiar tinha um "Q" de estar na praça, para nós, o lugar onde tudo acontecia.

Bem, fique à vontade para relembrar nossas história do Clube Recreativo Familiar aqui neste espaço e também registre sua QUESTÃO DE OPINIÃO!!

Tape no extinto Clube Recreativo Familiar de Porto Feliz 


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Um pouco sobre mim

Amigo leitor, quero, neste dia, e em alguns outros dias seguintes, comentar um pouco sobre minha trajetória de vida em várias áreas, começando hoje pela área profissional. Sou advogado de profissão, formado pela Faculdade Metropolitanas Unidas - FMU no ano de 1998, logo em seguida, fiz pós graduação em Direito Constitucional que me possibilitou atuar como professor universitário na mesma faculdade que me formei, por cinco anos.

Em face desta especialização, pude, também me empenhar em trabalhar na área do Direito Público tendo atendido por mais de 10 anos Prefeitos e Presidentes de Câmaras Municipais junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e demais Tribunais. Por conta deste trabalho, resolvi me encaminhar para para a área do Terceiro Setor, trabalhando com Organizações não Governamentais em atendimento jurídico voluntário, trabalho que, aliás, desenvolvo até hoje.

Por esta razão, resolvi cursar outra pós graduação na área de Gestão de Projetos Sociais, dando-me a possibilidade de ampliar meu trabalho não somente no campo jurídico, mas também na assessoria das associações e fundações em elaboração de projetos sociais e captação de recursos.

Aliás, aproveito para informar que fundamos em Porto Feliz uma associação para ajudar as demais associações a desenvolverem seus projetos sociais ou até mesmo nascerem e crescerem, ou seja, se alguém que me lê neste momento pretende, através de um grupo, fundar ou reorganizar uma associação, nossa entidade esta preparada para dar este suporte. Nossa associação se chama Porto Melhor Cidade Feliz, e estamos à disposição pelo site www.portomelhorcidadefeliz.com.br ou pelo telefone (15) 3261-1398.

Pois bem, voltando ao tema que me fez sentar em frente à este teclado, após isto resolvi ampliar um pouco mais minha primeira especialização em Direito Constitucional e segui para uma pós graduação de Gestão de Cidades que nos ensina tudo sobre como administrar uma cidade.

Creio que estas três especializações me dão sustentação para ajudar nossa cidade à melhorar sua qualidade de vida, pois, como certa vez disse um dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, “na Administração Pública não cabe mais que um governante seja amador”, ou seja, ninguém pode atuar administrativamente sem equipe e sem conhecimento técnico.

Para nós e para todas as demais cidades do mundo, chega de amadorismo!
Isto é minha QUESTÃO DE OPINIÃO!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Inauguração do Blog

Amigo leitor, inauguro este espaço de bate papo entre mim e você, que as pessoas chamam de blog muito contente pela oportunidade de ter um canal de comunicação na internet em que posso escrever e ler aquilo que passa por nossas mentes e corações sem ter de ficar de olho no pequenos números de caracteres do twitter, apesar de gostar muito do twitter (@gianpaulo_bap).

Aqui não, aqui podemos escrever o que quisermos e ler o que você quiser postar com total liberdade de comunicação. Aliás, a personalidade deste blog seguirá a base do Programa Questão de Opinião que é A LIBERDADE DA COMUNICAÇÃO.

Antes de falar sobre algum tema, faremos isto no próximo texto, quero lembrar alguns nomes de pessoas que me incentivaram e me ajudarão a manter este blog vivo. Em ordem alfabética agradeço à Ani Bettine, Caco, Gabi Freire, Lili, Marcel Salvador e Van Rodrigues. Quase tudo no diminutivo para registrar meu carinho por estas pessoas. Também, e principalmente agradeço à Claudia, minha mulher por ser uma coluna de sustentação em tudo que faço.

Pois bem, para que você entenda o que é a liberdade da comunicação, é importante que você saiba que temos (eu e este pessoal que já citei, mais o Julio Mesquita) um programa de rádio chamado Programa Questão de Opinião, a Liberdade da Comunicação no Seu Rádio que vai ao ar ao vivo de segunda à sexta feira, meio dia, pela FM 105,9 de Porto Feliz e pelo site www.programaquestaodeopiniao.com.br.

Este programa é basicamente de entrevistas e apresentação dos problemas de nossa cidade de Porto Feliz. Também aproveitamos o espaço para prestar serviço à população atendendo os ouvintes ao vivo, por telefone ou por email no faleconosco@programaquestaodeopiniao.com.br.

Sobre este programa de rádio, quero falar com você leitor em outro texto e momento, agora vamos somente inaugurar este espaço.

Pois bem, abrimos este canal de comunicação para falarmos da cidade de Porto Feliz, de nossa região ou de qualquer assunto pertinente ao nosso dia a dia.

Mas, se queremos abrir um espaço de comunicação, temos que estabelecer as bases de nosso blog. Assim, vamos abrir este canal de comunicação com duas bases sólidas. A primeira será a LIBERDADE DA COMUNICAÇÃO NA INTERNET e a segunda A CONSTANTE BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA NÓS QUE MORAMOS EM PORTO FELIZ.

Pronto, estes são os parâmetros de nosso Blog.

Assim, sempre que possível, eu e meus amigos colaboradores, junto com você, vamos propor temas e assuntos para falar aqui.

Muito bem, está INAUGURADO este espaço! Seja bem-vindo ao BLOG DO GIAN.