Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

E a política local vai se desenhando a cada dia em nossa cidade de Porto Feliz...

Na política de Porto Feliz existem sempre dois desenhos. Um de fato e outro com as versões. Na prancheta das versões temos nomes raros, jocosos e impossíveis de se aceitar na política séria de nossa cidade, nem vou perder tempo com isso. Já no desenho de fato, temos a primeira indicação de candidata vinda do Partido dos Trabalhadores (PT), que saiu na frente com seu anuncio.
Trata-se da Vereadora Andréa. Professora de profissão e vereadora de primeiro mandato.

Minha intenção ao escrever estas e as demais linhas não é a de criticar a escolha desta ou de outro candidato para as próximas eleições a prefeito, mas sim, de fazer uma breve e primeira análise, junto com você, leitor, sobre a história política (em todos os tempos) de nossa cidade, pois entendo que somente podemos traçar um determinado futuro se compreendermos o passado e o presente.

Pois bem, de lá para cá, ou seja de 1984 até 2011, passaram pela administração de Porto Feliz, seis pessoas; quais sejam: Tenente Genésio Leandro Vieira, Professor Erval Steiner, Professor Luis Antonio, Doutor Leonardo Marquesoni Rogado e Professor Claudio Maffei, ou seja, um militar, três professores e um médico. Nada contra estas profissões ou estas pessoas que aliás, diga-se de passagem, foram brilhantes no exercício de suas atividades de formação. Não se pode dizer também que não tenham (ou estejam) marcado (marcando) suas passagens pela prefeitura.

Mas, temos que considerar que os tempos são outros. Hoje, um administrador tem de cuidar da gestão com foco, por exemplo, na Lei de Responsabilidade Fiscal, na Lei da Transparência, além de ter em sua gestão o olhar sempre atento do  legislativo, do Tribunal de Contas e da população, que com o advento das redes sociais e blogs tem se manifestado sobre todos os temas que envolvem dinheiro e direito públicos.

Com base em todas estas informaçōes, creio que Porto Feliz precisa ser administrada com mais técnica do que política, lembrando que a política, arte de administrar, é indispensável; mas, com a vinda da copa e das olimpíadas, com a crise econômica mundial nos causando insegurança, além da realidade de que chegou a hora e a vez de nossa região desenvolver-se, e Porto Feliz não pode ficar de fora, a administração local precisa de alguém com experiência, não somente de (já) ter participado da administração (direta ou indiretamente) de Porto Feliz, mas de alguém que tenha vivido outras realidades, tanto acadêmicas quanto reais, práticas. Não podemos deixar passar a oportunidade de fazer de Porto Feliz uma cidade melhor (com mais qualidade de vida) para nós e para a região.

Quando eu digo que temos o Direito de Mudar, é por crer que precisamos de gente competente, que saiba o que vai fazer por experiência e não somente por vivência política. É preciso ter coragem, visão e “bagagem”!



Isto é apenas uma QUESTÃO DE OPINIÃO, seria a sua também? Comente...

4 comentários:

  1. Nada como ter uma visão apurada sobre os fatos, e não ser alguém que simplesmente "engole" o que é imposto!

    Parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jonas! Acredito que é por aí...
    Não elaborar apenas críticas infundadas, mas buscar construir algo positivo!

    Abraço, seja-bem vindo sempre ao blog!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para discutir seriamente questões de nosso cotidiano. Contudo, considerando o fato de que passou a ser utilizado para, de forma anônima e inescrupulosa, manifestar agressões verbais e difamatórias, restringi a participação com base no inciso IV do artigo 5 da Constituição Federal, que estabelece ser "livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" Boa leitura. Gian.